Resumo

        João Romão, ganancioso e avarento comerciante português ,convence uma escrava foragida, Bertoleza, alegando que, com um préstimo, poderia comprar sua liberdade, e ainda como forma de agradecimento, a escrava trabalharia de graça para Romão. Mas ao invés disso constrói pequenas casas para alugar, mas que logo são ocupadas, e se multiplicam e depois de muitos investimentos a “Estalagem de São Romão” se torna um cortiço com mais de 95 alojamentos.

       Apesar de seu progresso, Miranda, rico vizinho de Romão, começa a questionar invejar o dono do cortiço por estar enriquecendo de maneira tão rápida sem precisar de um dote, como em seu casamento com Estela.

         Tal rivalidade só foi agravada quando Miranda conseguiu o título de Barão, Romão decide trabalhar ainda mais arduamente e a investir no banco e em seguros para o cortiço,                 tornando –se cada vez mais rico.

        Nesse meio tempo, o português Jerônimo e sua esposa Piedade pedem a Romão se poderiam morar no cortiço e trabalhar na pedreira do proprietário. Embora Jerônimo fosse um homem trabalhador, correto e exemplar, sua conduta se torna mais relaxada e “abrasileirada” enquanto mora no cortiço, principalmente após conhecer Rita Baiana e se apaixonar por ela, o que não agrada nada o amante de Rita, Firmo.

        Assim firmo arranja uma briga com Jerônimo, que é esfaqueado e vai para o hospital. Quando se recupera, Jerônimo decide matar Firmo, cuja morte foi sentida pelos membros da comunidade onde morava, apelidada “cabeça de gato”, que decidem vingar o falecido.

       E não demorou muito para os revoltosos invadirem o cortiço de Romão, iniciando uma grande briga e, misteriosamente, um incêndio. Jeronimo e Rita conseguiram fugir durante a confusão Todo o Cortiço foi destruído, mas isso não impediu que Romão reconstruísse se toda sua estalagem com o dinheiro do seguro, e aluga-la agora para pessoas de poder aquisitivo maior.

       Devido a sua recém-conquistada fortuna e estabilidade, Romão acaba se tornando amigo de Miranda, e até mesmo se interessando pela filha do antigo rival, Zulmira , a qual pede até a mão para se casar.

        O único problema em seu esquema era Bertoleza, que representava todo o seu período miserável. Romão decide entregar a escrava para seu antigo senhor, a qual acaba se suicidando para não voltar a ser servente.

        Todavia, o fato de Romão ter escondido uma escrava foragida por tanto tempo chamou a atenção de abolicionistas, que entregaram um diploma de sócio benemérito ao dono do cortiço, diante de tanta boa vontade perante a escrava.

                            ...............................................................................................................................

Nosso grupo fez ainda uma adaptação da obra para os quadrinhos, resumindo a história:

(para visualizar, clique na primeira imagem, e troque de página com as setas do teclado. Você pode ainda clicar no F11 e deixar em "tala cheia")












                 
                            ...............................................................................................................................

Acrescentamos aqui também a opinião de Fernando Marcílio, formado em Letras e História pela Unicamp e  professor de Literatura do Sistema Anglo de Ensino há 22 anos.                                                                                                                                     Existe ainda um resumo bem detalhado da CAEP, que além de contar boa parte da história, vez uma análise minuciosa da toda a obra. "Confira aqui"







Um comentário: