Contexto


Contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição da obra.



          A segunda metade do século XIX é caracterizada pela consolidação do poder da burguesia, o materialismo e o crescimento do proletariado. Por um lado havia o progresso, representado pelo crescimento das cidades, por outro lado havia o crescimento dos bairros pobres onde residiam os operários. A cidade sofre, então, a pressão do crescimento demográfico: falta de habitações decentes, acessíveis e necessidade de residir perto do lugar de emprego, dada à insuficiência e o alto custo dos transportes, provocam um verdadeiro confinamento do trabalhador nas habitações coletivas. Casebres e cortiços multiplicam-se próximo aos estabelecimentos industriais, em ruas sem calçamento, denunciando a precária situação sócio-econômica do trabalhador.
         Enquanto a burguesia lutava pelo dinheiro e pelo poder, o operário manifestava sua insatisfação promovendo as primeiras greves. Sob esta conjuntura nasceram e se desenvolveram as ciências sociais, preconizando o desenvolvimento científico que fez com que o idealismo e o tradicionalismo fossem substituídos pelo materialismo e racionalismo. O método científico passou a ser o meio de análise e compreensão da realidade. Algumas teorias deram fundamentos ideológicos à literatura do Realismo-Naturalismo, quais sejam a Teoria Determinista (Hippolyte Taini, 1825-1893), que diz que o comportamento humano é determinado pela hereditariedade, pelo meio e pelo momento e o Evolucionismo (Charles Darwin, 1809-1882), que defende a tese de que o homem descende dos animais.
        Em “O Cortiço” temos uma gama de personagens trabalhadores, de diferentes profissões (lavadeira, ferreiro, operário) reflexo das transformações que o País enfrentava: determinação do fim do tráfico negreiro (1850) e da escravatura (1888), decadência da economia açucareira, industrialização e crescimento das cidades. Azevedo tenta fotografar o real e traz todos esses elementos e conflitos para o romance.



11 comentários: